Caderno da Gratidão Turbinado [9 dicas científicas]

9 dicas espetaculares para se ter o melhor caderno de Gratidão. Um caderno da Gratidão Turbinado!

 

 

Olá!! Como vai?

 

Espero que muito bem!!

Fim de ano, correria, expectativas para um novo ano vão se formando… não é mesmo?

 

Para atender as expectativas de um ano novo de verdade eu irei nas próximas semanas dar uma reforçada no conteúdo de “práticas de gratidão”, com base em estudos científicos da Universidade de Berkeley, Califórnia.

Alguns assuntos podem não ser novidade para você que já é um praticante assíduo, mas sempre tem um detalhe ou outro que acrescenta e aperfeiçoa nossa prática.

Para os iniciantes será uma ótima oportunidade de ter novos conhecimentos sobre o assunto e, lógico, colocar em prática!

 

Hoje, trouxe a prática de usar um caderno, parece meio piegas em tempos de tanta tecnologia mas os benefícios são ótimos. Com essas dicas você terá um Caderno da Gratidão Turbinado!

 

Boralá!!

 

Caderno da gratidão Turbinado

 

TEMPO REQUERIDO:

 

15 minutos por dia, pelo menos uma vez por semana durante pelo menos duas semanas.

Estudos sugerem que escrever em um diário de gratidão três vezes por semana pode realmente ter um impacto maior em nossa felicidade do que diariamente. (recomendo diariamente quando estamos fazendo o desafio #28diasDe Gratidão e quando estamos implantando esse novo hábito)

 

 

COMO FAZER ISSO:

 

Não existe uma maneira errada de manter um diário de gratidão, mas aqui estão algumas instruções gerais à medida que você começou.

 

Anote até cinco coisas para as quais você se sente grato. O registro físico é importante – não faça este exercício na sua cabeça.

As coisas que você lista podem ser relativamente pequenas em importância (“O saboroso sanduíche que eu tive para o almoço hoje”) ou relativamente grande (“Minha irmã deu à luz um bebê saudável bebê”).

O objetivo do exercício é lembrar um bom evento, experiência, pessoa ou coisa em sua vida – então aproveite as boas emoções que acompanham.

Ao escrever, aqui estão nove dicas importantes:

 

1 -Seja o mais específico possível – a especificidade é fundamental para promover a gratidão. “Agradeço que meus colegas de trabalho me trouxeram sopa quando fiquei na terça-feira” será mais eficaz do que “Sou grata pelos meus colegas de trabalho”.

 

2- Aprofunde o assunto – Elaborar em detalhes sobre uma determinada pessoa ou coisa para a qual você é grato traz mais benefícios do que uma lista superficial de muitas coisas.

 

3 – Seja pessoal – Concentrar-se em pessoas a quem você é grato tem mais impacto do que se concentrar em coisas pelas quais você está grato.

 

4 – Experimente a subtração, não apenas a adição – Considere o que sua vida seria, sem pessoas ou coisas certas, e não apenas contando todas as coisas boas. Seja grato pelos resultados negativos que você evitou, escapou, impediu ou se transformou em algo positivo: tente não dar tal sorte por certo.

 

5 – Veja as coisas boas como “presentes” – Pense nas coisas boas em sua vida como presentes. Tente saborear e saborear os presentes que você recebeu.

 

6 – Saboreie surpresas – Tente registrar eventos que foram inesperados ou surpreendentes, pois estes tendem a obter maiores níveis de gratidão.

 

7 – Revise se você repete – Escrevendo sobre algumas das mesmas pessoas e as coisas estão OK, mas com aspectos diferentes em detalhes.

 

8 – Escreva regularmente – Se você escreve todos os dias ou uma vez por semana, um tempo regular para o caderno, então honre esse compromisso.

Mas…

 

9 – Não exagere – A evidência sugere que escrever ocasionalmente (1-3 vezes por semana) é mais benéfico do que um diário, todos os dias, a não ser que você esteja participando de um desafio ou esteja implantando esse novo hábito em sua vida. Isso pode ser porque nos adaptamos a eventos positivos e logo nos tornamos entorpecidos – é por isso que ajuda a saborear surpresas.

 

 

PORQUE DEVE FAZER:

 

É fácil identificar as coisas e as pessoas boas em nossas vidas, mas a pesquisa sugere que agradecer conscientemente por elas pode ter profundos efeitos no nosso bem-estar e relacionamentos. Este exercício ajuda você a desenvolver uma maior apreciação pelo bem em sua vida. De fato, as pessoas que rotulam expressar gratidão desfrutam de melhor saúde e maior felicidade.

 

Eu adorei essas dicas!

Espero que você também tenha gostado!!

 

Ótima semana

Abraços no coração!

 

Luciana Cairo

(fonte: Robert Emmons, Ph.D., Universidade da Califórnia, Davis/Sonja Lyubomirsky, Ph.D., Universidade da Califórnia, Riverside)