Como se manter alegre?

 

Tenho observado algumas pessoas ao meu redor que se mostram alegres mesmo com mil problemas para resolver. São atoladas de problemas, os mais graves financeiros e mesmo assim, o sorriso não sai de seus rostos…

Pergunta que não quer calar: Será possível se manter alegre a todo o tempo?
Mesmo num mar de adversidades?

Segundo o que vejo, sim!
E segundo uma pesquisa americana, sim também!!

Kennon Sheldon da Universidade do Missouri em Colúmbia, e Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, após sua pesquisa, concluíram que a receita para se manter alegre o tempo todo, advém de dois exercícios mentais muito fáceis: expressar gratidão e visualizar o melhor “eu” possível.

Expressar gratidão envolve um conjunto de processos psicológicos distintos, agradecer o que se tem, leva a que apreciemos e desfrutemos das experiências cotidianas positivas. Ao fazê-lo para os outros construímos laços sociais e, por fim, a gratidão inibe sentimentos de inveja, amargura ou cobiça.

O segundo exercício, consiste em visualizar e descrever seu “melhor eu possível”. Esse exercício ajuda as pessoas a reestruturarem seus objetivos e conhecer melhor suas emoções. Possibilita clarear prioridades e valores.

A conclusão é que os dois exercícios juntos reduzem imediatamente emoções negativas, dando espaço para a alegria se manifestar.

Incrivelmente é isso que vejo nessas pessoas ao meu redor – são gratas e não deixam de visualizar o que querem.

Vou te propor hoje, fazer o segundo exercício, já que o primeiro da gratidão, temos falado bastante por aqui.

Você reservará 20 minutos do seu dia, durante uma semana para esse exercício (necessariamente, o exercício não te deixará mais feliz, mas impedirá que seu nível de felicidade decline, o que já é muito positivo, não é?)
Nestes 20 minutos diários você visualizará a sua melhor versão – suas conquistas, seus objetivos alcançados, seu sucesso, seus relacionamentos, seu trabalho, tudo ótimo, tudo dando certo… Imagine cada detalhe e traga sentimento às cenas.

Topa a experiência?
Eu também vou fazer e semana que vem te conto como foi.
Conta pra mim também como foi a sua experiência, vou adorar saber!

Uma ótima e alegre semana!

Luciana
——