Como ter mais tempo – 12 hábitos para ser mais produtivo

Como ter mais tempo – 12 hábitos para ser mais produtivo

 

Se o tempo é o mesmo para todos, por que existem pessoas que fazem muito mais coisas com ele do que eu? Quem de nós já não se fez essa pergunta?

A resposta está nos hábitos das pessoas, hábitos que as tornam mais ou menos produtivas.

Você já se deitou na cama, cansadíssima de tanto fazer e com aquela sensação de que não fez nada?

Ser uma pessoa cheia de atividades não significa que ela seja produtiva, que utilize seu tempo de maneira eficaz.

Ser produtivo é realizar atividades que trarão os resultados que você almeja, sejam quais forem eles! Se a atividade te levou mais próximo daquilo que almeja, então, seu tempo foi bem utilizado.

Mas, como disse, “ter mais tempo” ou se preferir, ser produtiva é uma questão de hábito e, a notícia boa é que hábitos não são privilégios de uns e de outros, ele podem ser aprendidos!

E que tal aprender como ter mais tempo com 12 hábitos para se tornar mais produtivo?

É preciso falar que os 12 itens que vou descrever aqui, não vão fazer nenhuma mágica se não se tornarem HÁBITOS na sua vida e para isso, você terá que exercitá-los. Sugiro que escolha um por semana para desenvolvê-lo como hábito, enraizá-lo em seu cotidiano.

 

Hábito 1 – Tenha um propósito claro!

Para cada atividade, você deve se perguntar “o que eu quero com isso?”

Hábito 2 – Tenha uma agenda

Agenda de papel, eletrônica ou online, não importa o formato e sim o seu uso. Tenha o hábito de agendar suas atividades, até as mais corriqueiras.

Hábito 3 – Liste suas tarefas

Liste suas tarefas por similaridade, por exemplo, coisas que preciso fazer fora de casa, atividades domésticas, atividades no computador…

Hábito 4 – Conheça-se!

Você precisa se conhecer bem para aproveitar melhor o seu tempo. Conhecer a que horas produz melhor, a que horas tem mais concentração, a que horas você tem mais sono…assim, poderá escolher o melhor horário para cada atividade.

Hábito 5 – 80/20

O princípio de Pareto 80/20 diz que 80% dos resultados advém de 20% de causas, isso quer dizer ao identificar e trabalhar os 20% das causas, você colherá 80% de resultados. Na prática, identifique atividades que você pode delegar, por exemplo.

Hábito 6 – “to do”

Faça uma lista daquilo que tem que ser feito. Faça isso no início do dia ou no final do dia para planejar o dia seguinte. Após escrever sua lista, divida-a em turnos, manhã, tarde ou noite.

Hábito 7 – 20% de folga

De todo o seu tempo, planeje 20% de folga para atender a imprevistos.

Hábito 8 – Vilões

Identifique seus ladrões do tempo. O que te rouba tempo, quais são as atividades que não te levam a nenhum lugar?

Hábitos 9 – Reuniões

Antes de marcar uma reunião, pergunte-se: Essa reunião é importante? Eu preciso participar dela? Se as repostas forem sim, cuide para que a reunião tenha planejamento, ordem, decisão, engajamento e resultados.

Hábito 10 – Planejar

Tenha um planejamento escrito, planejamentos feitos na cabeça, tem 80% de chance de fracassar!

Hábito 11 – Prazos

Tenha prazos, dê e receba prazos. O combinado não é caro!

Hábito 12 – Equilíbrio

Busque o equilíbrio de suas atividades, a vida não é só trabalho. Seja protagonista de sua vida.

O melhor uso do seu tempo está na intersecção do autoconhecimento, atitude e propósito.

Dias produtivos para você!

Amor e paz!

Luciana