O que é gratidão?

O que é gratidão?

 

Nos últimos tempos, com o advento das redes sociais temos ouvido e lido muito a palavra gratidão, muitas vezes, substituindo a palavra ‘obrigado’ nos fins de conversa.

Mas afinal, o que é gratidão?

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa, carnal ou divino, fez uma boa ação, um auxílio, algo de bom em favor de outra.

Gratidão é uma qualidade de quem está agradecido com algo ou alguém.

Tem-se falado muito de gratidão porque estudos psicológicos demonstraram que pessoas gratas não abrem espaço para pensamentos negativos ou tão pouco, são influenciadas ou se deixam abater pelas dificuldades da vida.

Indivíduos que apresentam gratidão no seu dia a dia, encaram desafios e superam obstáculos com mais facilidade porque conseguem enxergar novas possibilidades de se viver melhor e com equilíbrio.

As pesquisas (Emmons&McCullough,2003) sugerem ainda que os sentimentos de gratidão são benéficos ao bem estar emocional das pessoas.

As pessoas são propensas a experimentar o sentimento da gratidão mais facilmente quando recebem um favor de alguém ao qual valorizam bastante e quando percebem que o outro o fez sem querer nada em troca.

O mais interessante é que podemos aprender a ser gratos, aprender a desenvolver esse sentimento com as coisas corriqueiras da vida.

Agora que você já sabe o que é gratidão, bora colocar em prática?

No Ebook “7 dias de Gratidão para uma Vida mais Equilibrada”, você tem as informações básicas para começar a exercitar a gratidão – Baixe o seu Aqui!!

Você só tem a ganhar!

 

Abraços!!

 

Luciana Cairo